O monitoramento de Meio & Mensagem em 2024 contabilizou 300 transferências de contas entre agências, concorrências, alinhamentos internacionais, licitações públicas, entradas de novas marcas no mercado anunciante e volta à mídia de clientes que estavam ausentes.
Trata-se de um aumento em relação aos 250 movimentos anotados no ano passado e, na série histórica das 13 edições anteriores, perde apenas para o ano de 2017, quando foram monitoradas pouco mais de 300 ocorrências.
O levantamento considera informações prestadas pelas maiores agências do País, checagens feitas pela redação sobre as mais relevantes trocas de parceiras realizadas pelos principais anunciantes do mercado e pesquisas no acervo de Meio & Mensagem.
Avanço das bets
Os novos negócios monitorados por Meio & Mensagem em 2024 confirmam as casas de apostas, as chamadas bets, como um dos segmentos mais desejados pelas agências, por ser um dos que mais aumentam sua participação na compra de mídia no País. Nunca tantos movimentos neste segmento apareceram no acompanhamento da dança das contas.
Entre as agências que passaram a atender marcar do segmento estão a Wieden+Kennedy, que venceu a concorrência de Betano, antes atendida por Ampfy (criação) e Artplan (mídia); a Pullse, que será a primeira agência da Superbet; a BETC Havas que passou a cuidar da conta de mídia da Bet365; e a Artplan, que conquistou a BetMGM, marca global de apostas, que deve chegar ao Brasil neste ano, fruto de parceria entre MGM e Grupo Globo.
A observação sobre os novos negócios na publicidade brasileira em 2024 reforça, ainda, movimentos recentes, como os de aumento nas divisões de contas de criação e de mídia por grandes anunciantes, proporcionando avanço para as estruturas especializadas em planejamento e compra de mídia; e de prospecção por holdings, que conseguem êxito oferecendo sinergia entre suas empresas ou montagem de hubs específicos para os clientes.
O levantamento consolidado da dança das contas em 2024 é a base para a construção da 14ª edição do ranking de melhores agências em novos negócios, publicado nesta semana por Meio & Mensagem, que destaca a AlmapBBDO, na liderança isolada, seguida por Dentsu Creative, Suno United Creators, Africa Creative, Pullse, Talent e Artplan.